terça-feira, 30 de maio de 2023

Currículo Luciano Quinto Lanz

Luciano Quinto Lanz
Email: lqlanz@yahoo.com.br
CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6380371348387876
Blogs: http://lucianolanz.blogspot.com/
http://creditoerisco.blogspot.com/
http://indicadoresfinanceiros.blogspot.com/
http://auditoriafinanceira.blogspot.com/
http://projetosgestao.blogspot.com/
http://culturaedesempenho.blogspot.com/
https://efetividadepublica.blogspot.com/

Perfil 
Atuação Acadêmica / Professor
Experiência docente em cursos de formação executiva e MBA com atuação nas seguintes linhas:
Administração Pública com ênfase em políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão financeira, políticas e sistemas de garantias para acesso ao crédito, e investimentos de impacto social; e
Administração de Empresas, com ênfase nas áreas financeira e comportamental atuando principalmente nos seguintes temas: análise e gestão de riscos, crédito e cobrança, gerenciamento de projetos, cultura e mudança organizacional.

Atuação Empresarial / Gerencial
Mais de vinte e cinco anos de experiência na área administrativa e financeira em empresas de médio e grande porte, como IBM Brasil, TV Globo, Embratel, Sistema Globo de Rádio, Concremat e BNDES.
Sólida vivência em planejamento e controle financeiro, gerenciamento de riscos, fluxo de caixa, operações bancárias, câmbio, contas a pagar e a receber, gestão de processos de crédito e cobrança.
Atuação no desenvolvimento e implementação de treinamentos técnicos e comportamentais.
Características pessoais: pró-atividade, liderança, habilidade de negociação, dinamismo e bom relacionamento interpessoal.

Formação Acadêmica
Doutorado em Administração - PUC - Rio de Janeiro - RJ - 2010-2014.
TeseConfiança e controle em relacionamentos interorganizacionais: Um modelo de suas interações e de seus reflexos no desempenho
Global Executive Master in Public Administration - Columbia University - Rio de Janeiro / New York - 2016-2017.
Dissertação:  The potential role of SMEs Credit Guarantee Schemes to promote financial inclusion in Brazil

MBA em Auditoria Fiscal e Tributária - UGF – Universidade Gama Filho - Rio de Janeiro – RJ - 2006–2007.
Monografia: Auditoria Tributária: Uma proposta metodológica adequada à Lei Sarbanes-Oxley.
Pós-graduação em Docência do Ensino Superior - Universidade Cândido Mendes - Rio de Janeiro – RJ - 2000–2001.
Monografia: Administração - Formação Acadêmica X Necessidades do Mercado
MBA Executivo em Finanças - IBMEC – Inst. Bras. Mercado Capitais - Rio de Janeiro – RJ - 1996–1997.
Administração de Empresas - Ênfase em Finanças - UFRGS - Porto Alegre – RS - 1990–1994.
Monografia: Planejamento Financeiro em um Sistema de Franchising
Direito - Estácio de Sá - Rio de Janeiro - RJ - 2019-2023.
Trabalho de conclusão de Curso:  A natureza jurídica da garantia outorgada pelos fundos garantidores de risco de crédito para micro, pequenas e médias empresas e seus impactos no processo de execução
Curso Técnico em Eletrônica - Ênfase em Informática - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieria da Cunha - Novo Hamburgo – RS - 1985–1989. 

Experiência Docente
BNDES - Instrutor interno - Curso Garantias de Crédito - 2018 -2019
Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro - RJ - Professor - 2009 – 2011
Cursos de Férias - Gestão de Projetos.
Cursos de Férias - Administração Financeira e Orçamentária.
IDCE - Rio de Janeiro - RJ - Professor - 2008 – 2019
Formação Executiva e MBA em Finanças e Formação Executiva e MBA em TI
Aulas ministradas e material didático desenvolvido: Relacionamento bancário (2017), Gestão de Ativos (2017), Precificação (2015), Obstáculos à implementação da Administração Estratégica (2015), Mercado de Capitais (2015), Orçamento e Custos e Projetos (2011), Gestão Financeira de Operações de Serviços (2009), Contratos e Orçamento de TI (2008).
Bancas de Mestrado
LUKAUSKAS, A.; COHEN, S.; EIMECKE, W.; LANZ, L. Q.. Participação em banca de Eduardo Almeida Mota. A Proposal for a Taxpayer Rating System to Improve Tax Compliance. 2017. Dissertação (Mestrado em Global Executive Master of Public Administration) - Columbia University.
BELTRÃO, KAIZÔ IWAKAMI; MOTTA, P. R. M.; LANZ, L. Q.. Participação em banca de Minoru Ito. As taxas de retorno dos Projetos de Concessão e PPP do Setor Rodovias. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getúlio Vargas.

Livros publicados
LANZ, L. Q.; TOMEI, P. A. Confiança nas organizações: Como gerenciar a confiança interpessoal, organizacional e interorganizacional – 1. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier: PUC-Rio, 2015. 248 p.; 23 cm. ISBN (Elsevier) 978-85-352-7996-2; ISBN (PUC-Rio) 978-85-8006-151-2

Capítulos de livros publicados 
MOTA, E. A. ; LANZ, L. Q. Compliance e Listas Positivas: Regulando a conformidade com incentivos positivos. In: Humberto Mota Filho; Claudio Carneiro. (Org.). Compliance: O Estado da Arte. 1ed.Curitiba: Instituto Mémoria, 2019, v. , p. 24-36
LANZ, L. Q.; MACEDO, R. Q. V. A atuação do Fundo Garantidor para Investimentos na ampliação do Acesso ao Crédito pelas MPMEs no Brasil. In: POMBO, P.; ALVIN, P. (Org.). Coletânea Garantias. São Paulo: SEBRAE-REGAR, 2014, p. 264.
LANZ, L. Q. Mudança Organizacional a partir da Concordância Cultural em torno dos valores da Subcultura de Finanças e seus reflexos no Desempenho Financeiro: o caso da Embratel. In: TOMEI, P. A. (Org.). Cultura e Mudança Organizacional. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2008.

Publicações em Periódicos
MOTA FILHO, H. E. C. ; MOTA, E. A. ; LANZ, L. Q. Regulação e confiança: procedimentos regulatórios e análise das expectativas. Revista do BNDES, v. 29, n. 57, p. 257-287, 2022.
MOTA FILHO, H. E. C. ; MOTA, E. A. ; LANZ, L. Q. Agenda e coalizões na aprovação de uma Política Pública Inovadora: o caso da Lei de Conformidade Tributária de São Paulo. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, v. 4, p. 195-219, 2019.
LANZ, L. Q.; COTOVIO, A. C. P. . Garantia por carteira: proposta de modelo adaptado para os fundos garantidores no Brasil. Revista do BNDES, v. 26, p. 401-440, 2018.
MOTA, E. A. ; LANZ, L. Q. Risk Classification as an Incentive to Taxpayers’ Compliance. Journal of Management Policy and Practice. v. 19 (2), p. 10-24, 2018.  Disponível em https://www.researchgate.net/publication/327534481_Risk_Classification_as_an_Incentive_to_Taxpayers'_Compliance
LANZ, L. Q.; Tomei, P. A. . Building Trust in a Guarantee Fund in a Challenging Institutional Environment. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 16, p. 90-110, 2017. Disponível em http://revistaiberoamericana.org/ojs/index.php/ibero/article/view/2550
LANZ, L. Q.; TOMEI, P. A. Inter-Organizational Trust in a Challenging Context: The Case of the Investment Guarantee Fund. The International Journal of Knowledge, Culture and Change Management: Annual Review, Volume 15, p.1-8. 2016. Disponível em http://ijmar.cgpublisher.com/product/pub.286/prod.14/index_html
LANZ, L. Q.; TOMEI, P. A. Managing Risks and Stakeholders in the Design of a new Financial Product.  International Journal of Innovation - IJI, v. 4, p. 59-70. 2016. Disponível em http://www.journaliji.org/index.php/iji/article/view/89
LANZ, L. Q.; MACEDO, R. V. Q. ; DAMASCENO, P. A. M. . Títulos e garantias de impacto social: adaptação do modelo para o Brasil. Revista do BNDES, v. 46, p. 211-262, 2016. Disponível em https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/10135/1/RB_46_Titulos_e_garantias_social.pdf
LANZ, L. Q.; COSTA, A. R.; PERUFO, J. V.; GAUDIOSO, M. A. Sistema de garantias para cadeias produtivas: modelo de securitização para FIDCs. Revista do BNDES. BNDES. Rio de Janeiro. ISSN 0104-5849. no 44. Dezembro de 2015. p. 311-348. Disponível em https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7103
LANZ, L. Q.; PERUFO, J. V; MANTESE, F. A. M.  Fundo Garantidor para Microcrédito: proposta de um modelo. Temas de Administração Pública. Unesp. Araraquara. ISSN 1982-4637. 2014. v. 9. n. 2. Disponível em http://seer.fclar.unesp.br/temasadm/article/view/6988
LANZ, L. Q.; TOMEI, P. A. Confiança versus controle: análise da governança do Fundo Garantidor para Investimentos. Revista de Eletrônica de Estratégia e Negócios. ISSN 1984-3372. v. 7, no 1, jan-abr 2014. p.105-136. Disponível em http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/1642/1526
LANZ, L. Q.; TOMEI, P. A. Gestão de Mudança no Projeto de um Novo Produto: O Caso do Fundo Garantidor para Investimentos. Revista de Gestão e Projetos. ISSN: 2236-0972. V. 3., n. 2, p 73-99, mai./ago. 2013. Disponível em http://www.revistagep.org/ojs/index.php/gep/article/view/158/331.
LANZ, L. Q.; TOMEI, P. A. Aprendizagem Organizacional, Mudança Estratégica e Cultural: O caso do Fundo Garantidor para investimentos (FGI). Gestão & Conhecimento, ISSN 1677-9762, v. 7, n. 2, jul./dez. 2013, p. 153 – 180. Disponível em http://gc.facet.br/artigos/resumo.php?artigo=64.
LANZ, L. Q.; PERUFO, J. V. Risco de crédito e estimativa de alavancagem de um fundo de aval. Revista do BNDES. BNDES. Rio de Janeiro. ISSN 0104-5849. no 40. Dezembro de 2013. p. 194-230. Disponível em http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/revista/rev4006.pdf

Trabalhos em Conferências / Seminários
Corporate Reputation, Ethical Brand and Trust in the Brazilian Industry - co-autoria TOMEI, P. A.; MELLO, S. F.; MARINS, P.  Asamblea Anual Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, 2020.
Criação de indicadores de desempenho no departamento de prevenção a fraudes e conformidade de um banco de desenvolvimento. - co-autoria com DIAS, P. G. A. ; MOURA, F. A. III CIDESP - Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público, 2019, Florianópolis. v. 1. p. 542-566.
Transparency versus Privacy Rights : An Analysis of Public Organization Practices - co-autoria com LANZ, R. T. M. XIX International Conference on Knowledge, Culture and Change in Organizations, 2019, Vancouver. 2019.
Transparency and Practices for Ethical Decision: The Brazilian Development Bank Case. XIX International Conference on Knowledge, Culture and Change in Organizations, 2019, Vancouver. . v. 1. p. 1-120.
The role of National Development Banks in SMEs internationalization, innovation and market making 44th European International Business Academy Conference, Poznan. 2018
Inovação na relação fisco-contribuinte e seus reflexos na eficácia tributária: a experiência do Estado de São Paulo - co-autoria com Eduardo Almeida MotaIII Seminário de Inovação em Gestão Pública, São Paulo. 2018.
Políticas Públicas para Aumentar a Eficiência e a Conformidade da Arrecadação Tributária Estadual - co-autoria com Eduardo Almeida Mota.Seminário de Aprimoramento de artigos sobre Finanças Públicas Municipais e Estaduais no Brasil. São Paulo. 2018
Risk Classification as an Incentive to Taxpayers - co-autoria com Eduardo Almeida Mota. 43rd European International Business Academy Conference. Milão. 2017.
The Potential Role of National Development Banks to Promote Financial Inclusion. II Global EMPA Seminar: Public Policies in an Uncertain World: Actions for a Better Tomorrow. Columbia University, Nova Iorque, 2017.
Expanding credit access for micro and small businesses: building trust in a guarantee fund - I Global EMPA Seminar Innovation and Public Management: Ideas for a Better World. Columbia University, Nova Iorque, 2016.
Gerenciamento de Riscos e de Stakeholders no Projeto de um Novo Produto Financeiro - co-autoria com Patrícia Amélia Tomei (Programa de Mestrado em Administração de Empresas - IAG/PUC-Rio). XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Rio de Janeiro; 2015.
Greater Access to Credit for Small and Micro Enterprises: Building trust in a Guarantee Fund - co-autoria com Patrícia Amélia Tomei (Programa de Mestrado em Administração de Empresas - IAG/PUC-Rio). CLADEA - Congresso do Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración. Viña del Mar - Chile; 2015.
Fatores de sucesso em comunidades virtuais: proposta de modelo conceitual - co-autoria com Paulo Cesar Motta (Programa de Mestrado em Administração de Empresas - IAG/PUC-Rio). Trabalho apresentado no XXXV Enanpad 2011 – Rio de Janeiro; 2011.
Mudança Organizacional a partir da Concordância Cultural em torno dos valores da Subcultura de Finanças e seus reflexos no Desempenho Financeiro: o caso da Embratel - parte do livro "Cultura e Mudança organizacional" organizado por Patrícia Amélia Tomei. Editora PUC-Rio - Rio de Janeiro; 2008.
Culture Management Change - co-autoria com Patrícia Amélia Tomei (Programa de Mestrado em Administração de Empresas - IAG/PUC-Rio). Trabalho apresentado no 7º Study Business in Brazil – PUC-Rio/University of Florida - Rio de Janeiro; 2006.
Mudança Organizacional e Desempenho Financeiro: o Papel da Concordância Cultural - co-autoria com Patrícia Amélia Tomei (Programa de Mestrado em Administração de Empresas - IAG/PUC-Rio). Trabalho apresentado no XXVIII Enanpad 2004 – Curitiba; 2004.
Modelos de Previsão de Insolvência; Conferência: Gestão do Risco de Crédito, ADPO; São Paulo; 2003.
Implementando Ferramentas de Crédito para viabilizar a Concessão de Crédito com Rapidez e Segurança; Conferência: Concessão de Crédito, IIR Conferences; São Paulo; 2002.

Artigos em Jornais/Revistas
LANZ, L. Q.. Impactos positivos da Governança e do Compliance nas pequenas e médias empresas. Revista Governança e Compliance, Rio de Janeiro, p. 24 - 27, 02 ago. 2019.
LANZ, L. Q.; MOTA, E. A. . Limitação da subjetividade na atuação da administração tributária. Revista Consultor Jurídico, São Paulo, 05 jan. 2019.
MOTA, E. A. ; LANZ, L. Q. Propostas para mudar o panorama da administração tributária. Revista Consultor Jurídico, São Paulo, 14 abr. 2018.
MOTA, E. A. ; LANZ, L. Q. Abordagem do Estado em São Paulo vai de 'fisco-policial' para 'fisco-cidadão'. Revista Consultor Jurídico, São Paulo, 29 out. 2017.
LANZ, L. Q. Conheça os principais métodos financeiros para seleção de projetos. Construmanager - Revista Digital AECWeb, São Paulo, 06 out. 2016.
LANZ, L. Q. ; GOMES, R. S. BNDES e crédito à média empresa: O BNDES Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) está contribuindo para a ampliação dos financiamentos. DCI-SP – 24/05/2013. Página A2.

Artigos em Portais na Internet
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Critério de avaliação de Ferramentas de Software de Gerenciamento de Processos. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 13/02/2017. Disponível em http://pmkb.com.br/artigos/criterio-de-avaliacao-de-ferramentas-de-software-de-gerenciamento-de-processos/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Gerenciamento de Processos e sua relação com a Gestão de Projetos. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 08/12/2016. Disponível em http://pmkb.com.br/artigos/gerenciamento-de-processos-e-sua-relacao-com-gestao-de-projetos/ 
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Riscos em Projetos de Inovação, TI e Finanças de empresas públicas. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 12/07/2016. Disponível em http://pmkb.com.br/artigos/riscos-em-projetos-de-inovacao-ti-e-financas/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Relação entre riscos e incerteza em projetos. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 24/06/2016. Disponível em http://pmkb.com.br/artigos/riscos-e-incerteza-em-projetos/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Processo de tomada de decisões em projetos. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 24/06/2016. Disponível em http://pmkb.com.br/artigos/tomada-de-decisao-em-projetos/ 
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Como gerenciar melhor e manter sua equipe de projeto motivada. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 02/06/2016. Disponível em http://pmkb.com.br/artigo/como-gerenciar-melhor-e-manter-sua-equipe-de-projeto-motivada/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Como fazer reuniões efetivas para o Gerenciamento de Projetos. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 12/05/2016. Disponível em http://pmkb.com.br/artigo/como-fazer-reunioes-efetivas-para-o-gerenciamento-de-projetos/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. O papel do PMO (escritório de projetos) na Organização. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 18/02/2016. Disponível em http://pmkb.com.br/artigo/o-papel-do-pmo-na-organizacao/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Requisição de Mudanças em Projetos. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 28/01/2016. Disponível em http://pmkb.com.br/artigo/requisicao-de-mudancas-em-projetos/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Critérios de Seleção e Priorização de Projetos. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 17/12/2015. Disponível em http://pmkb.com.br/artigo/criterios-de-selecao-e-priorizacao-de-projetos/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. O uso do diagrama de árvore em projetos: Problemas, soluções, objetivos e estratégias. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 12/11/2015. Disponível em http://pmkb.com.br/artigo/o-uso-do-diagrama-de-arvore-em-projetos-problemas-solucoes-objetivos-e-estrategias/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Como identificar e enfrentar a resistência à inovação em Projetos. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 24/09/2015. Disponível em http://pmkb.com.br/artigo/como-identificar-e-enfrentar-a-resistencia-a-inovacao-em-projetos/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Classificação da Inovação no Projeto de Produtos e Serviços. PMKB – Project Management Knowledge Base.  Publicado 05/08/2015. Disponível em http://pmkb.com.br/artigo/classificacao-da-inovacao-no-projeto-de-produtos-e-servicos/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Gerenciamento dos stakeholders de projeto. PMKB – Project Management Knowledge Base. Publicado em 23/01/2014. Disponível em http://pmkb.com.br/artigo/gerenciamento-dos-stakeholders-de-projeto/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Modelos de Relatórios de Acompanhamento. PMKB – Project Management Knowledge Base. http://pmkb.com.br/ 05/12/2013. Disponível em http://pmkb.com.br/modelos-de-relatorios-de-acompanhamento/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Critérios de seleção de softwares para Gerenciamento de Projetos. PMKB – Project Management Knowledge Base. http://pmkb.com.br/ 21/11/2013. Disponível em  http://pmkb.com.br/criterios-de-selecao-de-softwares-para-gerenciamento-de-projetos/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Modelos de Termo de Abertura de Projeto. PMKB – Project Management Knowledge Base. http://pmkb.com.br/ 07/11/2013. Disponível em http://pmkb.com.br/modelos-de-termo-de-abertura-de-projeto/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Acordos e Gerenciamento de Níveis de Serviço. PMKB – Project Management Knowledge Base. http://pmkb.com.br/ 24/10/2013. Disponível em http://pmkb.com.br/acordos-e-gerenciamento-de-niveis-de-servico/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Modelos de Contratos em Projetos. PMKB – Project Management Knowledge Base. http://pmkb.com.br/ 10/10/2013. Disponível em http://pmkb.com.br/modelos-de-contratos-em-projetos/
LANZ, L. Q. Modelo de Compras em Projetos. PMKB – Project Management Knowledge Base. http://pmkb.com.br/ 26/09/2013. Disponível em http://pmkb.com.br/modelo-de-compras-em-projetos/
LANZ, L. Q.; LANZ, Renata T. M. Tipologias e Classificação de Projetos. PMKB – Project Management Knowledge Base.  http://pmkb.com.br/ 12/09/2013. Disponível em http://pmkb.com.br/tipologias-e-classificacao-de-projetos/

Idiomas
Inglês – Avançado
Francês – Avançado (Diplôme D’Études en Langue Française - DELF – 2nd Degré)
Espanhol – Intermediário
Alemão – Básico

Informática
ERP: SAP, Interquadram, Oracle Finance, Mega.
Microsoft Office: Excel, Word, PowerPoint, Access, Project.
SW Empresariais: Microstrategy, Business Objects, Web Intelligence, @Risk, SPSS, Eviews, DPL, DB2, SQL, Arbor, CACS, Aris, Siebel.
Lotus Smartsuite (Lotus 123, Amipro, Approach, Organizer, Freelance Graphics).
Correio Eletrônico: Lotus Notes, Lotus CCMail , Microsoft Outlook, Outlook Express.
Internet: Netscape, Microsoft Explorer, HTML, Flash, Fireworks, Dreamweaver.
Redes de Dados: LAN - Token-ring, Ethernet e CNC – Arquitetura SNA, Protocolos BSC, SDLC.

Experiência
BNDES
- Rio de Janeiro - RJ
Departamento de Produtos de Garantia para Acesso ao Crédito - Mai 2021 – atual
Área de Operações e Canais Digitais
Gestão de fundos garantidores de crédito - Fundo Garantidor para Promoção da Competitividade (FGPC), Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) e Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (FGI PEAC), com quase R$ 100 bilhões em operações garantidas.
Gestão das equipes de projeto, relacionamento e operacional.
Planejamento, controle de alavancagem, relacionamento com Agentes Financeiros
Chefe do Departamento de Conformidade e Prevenção à Fraude - Mai 2018 – Maio 2021
Área de Operações e Canais Digitais
Gestão as equipes de Acompanhamento, conformidade e prevenção à Fraude - 5 - gerências com  total de 38 funcionários.
Planejamento, mapeamento de riscos, controles e modelos de prevenção à fraude, indicadores de conformidade, acompanhamento de operações indiretas e canais digitais, relacionamento com Agentes Financeiros
Gerente de Produtos, Projetos e Risco - Jun 2010 – Abr 2018
Área de Crédito - Departamento de Política e Gestão dos Instrumentos de Garantia
Planejamento, controle de riscos, acompanhamento da alavancagem e dos valores comprometidos com outorga de garantias. Desenvolvimento e gestão de metodologia de avaliação de risco de crédito para MPME (Credit Score) do FGI (Fundo Garantidor para Investimentos). Modelagem e implantação de novos produtos.

Concremat - Rio de Janeiro - RJ
Gerente Financeiro Corporativo - Ago 2009 – Jun 2010
Gestão de tesouraria, fluxo de caixa, captação e aplicação de recursos, empréstimos e financiamentos, linhas de crédito, câmbio, contas a receber e seguros das empresas do Grupo Concremat.

Sistema GLOBO de Rádio - Rio de Janeiro - RJ
Gerente Administrativo Financeiro - Janeiro 2007 – Abril 2009
Gestão dos processos e equipes de finanças e administrativa - Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília - num total de 85 funcionários.
Planejamento e controle financeiro e tributário, implantação de controles e relatórios gerencias, avaliação de viabilidade de projetos e business plans.
Tesouraria, fluxo de caixa, câmbio, contas a pagar e a receber, crédito, faturamento e cobrança.
Logistica, compras nacionais e importação, negociação de contratos e SLAs.
Administração predial, gestão de frota de veículos, viagens, seguros, segurança empresarial e gestão de serviços terceirizados.

EMBRATEL S. A. - Rio de Janeiro - RJ
Gerente de Crédito e Risco - Outubro 2005 – Janeiro 2007
Gestão dos processos e equipes de crédito da matriz, call center e canais de venda, com revisão da política e procedimentos de crédito e redução dos custos com consultas a bases externas.
Otimização dos processos de crédito Pessoa Física com melhoria da análise cadastral, implantação de sistema de credit scoring e árvore de decisão, consulta a bases internas de histórico interno de pagamentos, fraude e bases externas (Receita Federal, SPC, Serasa, Equifax).
Melhoria do processo pessoa jurídica, análise de documentação e demonstrações financeiras, referências bancárias e comerciais para fornecedores, parceiros e agentes de negócios.
Implantação da área de modelagem de crédito, com utilização do SPSS para segmentação de risco de cliente. Definição e implantação de relatórios gerenciais de crédito, nível de inadimplência, fraude, desvios no processo de vendas e migração de serviços.
Projeto Gerenciador de Riscos: integração dos sistemas de informação da empresa com módulos de análise estatística e gerenciamento de modelos para tomada de decisão e definição de estratégias.
Gerente de Planejamento e Controle de Cobrança – Julho 2004 – Outubro 2005
Gerência das equipes de políticas, estratégias e relatórios gerenciais, suportando a operação do Call Center de Cobrança e escritórios regionais de cobrança, para os mercados residencial e corporativo.
Projeto Sarbanes-Oxley: auditoria de processos, adequação dos controles internos à lei de proteção aos investidores, identificação de riscos nas áreas de vendas, crédito, faturamento e cobrança.
Gestão do contencioso, assessorias de cobrança, protesto de títulos e acordos extrajudiciais.
Elaboração e acompanhamento do orçamento da área de crédito e cobrança, incluindo PDD, pagamentos a fornecedores, análise de investimentos e avaliação de projetos financeiros.
Criação de indicadores para mensuração, controle e avaliação da performance de crédito e cobrança.
Planejamento e implantação das estratégias e campanhas para os mercados consumo e corporativo.
Identificação de necessidades, definição e organização de treinamentos para as equipes de cobrança.
Consultor de Processos e Qualidade – Janeiro 2003 – Junho 2004
Coordenação de 5 pessoas, no mapeamento e otimização dos processos de crédito e cobrança.
Definição e implantação do projeto de Controle Eletrônico de Documentos, incluindo treinamento.
Elaboração de procedimentos, manuais e aplicação de treinamentos em negociação e cobrança.
Analista de Crédito Sênior – Dez 2001 – Dez 2002
Revisão das normas e processos corporativos de concessão de crédito.
Desenvolvimento e implementação do novo sistema de crédito, baseado em modelo de credit scoring.
Elaboração de material didático e treinamento em crédito para faturamento, cobrança e vendas.

TV GLOBO LTDA - Rio de Janeiro - RJ
Analista de Operações Financeiras Sênior - Ago 1998 – Dez 2001
Análise da carteira de clientes e de fornecedores, identificando risco e aprovando limite de crédito, participação em reuniões com os principais clientes e área comercial.
Modelagem financeira, análise de investimentos, de operações de leasing e financiamento.
Cotação e contratação de câmbio comercial e flutuante, financiamentos de Importação (ROFs), cartas de crédito, fianças bancárias e operações de hedge.
Planejamento e controle do fluxo de caixa da Globo International Company, incluindo contas a pagar e relacionamento bancário (aplicação em fundos offshore, bonds e commercial papers).
Gerenciamento de riscos, cotação de seguros de risco operacional, responsabilidade civil, transporte nacional e internacional (importação/exportação) e automóvel.
Desenvolvimento e aplicação de treinamentos nos processos financeiros para as áreas usuárias.

IBM BRASIL - Rio de Janeiro - RJ
Analista Financeiro - Mai 1995 –Ago 1998
Atuação como instrutor em treinamentos internos da área administrativa/financeira.
Análise e apresentação de resultados financeiros a diretoria.
Implementação de módulo de treinamento em controles financeiros para gerentes de projetos.
Planejamento de Renda (baseado em dados econômico-financeiros: dólar, inflação, Volumes e Market Share).
Elaboração de Orçamento de Custo e Despesas diretas (pessoal, salários e benefícios, viagens, fretes, fornecedores) e indiretas (uso de sistemas, telecomunicações e espaço físico).
Definição de Recovery e Billing rates horárias de serviços profissionais.
Análise de viabilidade de projetos e de investimentos de capital, para submissão a Matriz (NY).
Controle de lucratividade de projetos, com elaboração de planos de ação para solução de Trouble Projects.

IBM BRASIL - Porto Alegre - RS
Representante de Serviços a Clientes - Fev 1989 – Abr 1995
Instalação, Manutenção e Mudanças de Engenharia em HW IBM (Sistema 390), RISC, PCs, Discos, Fitas, Controladoras de Comunicação.
Administração de CPDs de clientes, com planejamento e gerenciamento de mudanças e atuação na área de Satisfação do Cliente em HW e SW.

Facsom Ltda - Novo Hamburgo - RS
Estagiário - Dez 1987 – Jan 1989
Instalação e manutenção de antenas parabólicas, sistemas de alarme e porteiro eletrônico.

Cursos e Congressos
Auditoria e Controle para Estatais, 20 horas, Enap, 2020.
Técnicas de Auditoria interna Governamental, 40 horas, Enap, 2020.
Negociação, ISE Business School / BNDES, 24 horas, Rio de Janeiro, 2018.
Método do Caso de Harvard, 18 horas, Rio de Janeiro, 2017.
Práticas de Gestão - Discussão de Casos Harvard, 18 horas, Rio de Janeiro, 2017.
Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais, Escola Nacional de Administração Pública, 30 horas, Brasília, 2017.
Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Controle ao Financiamento ao Terrorismo, BNDES, 2017.
Curso de Negociação, Insper, 40 horas, São Paulo, 2014.
Certified Scrum Product Owner, 16 horas, Knowledge21, Rio de Janeiro, 2014.
Curso de Modelagem de Crédito - Pessoa Física e Jurídica, Serasa Experian, 20 horas, Rio de Janeiro, 2012.
Curso de Gestão de Projetos para Líderes de Projetos, Compass Business School, 24 horas, Rio de Janeiro, 2012.
Palisade's Risk Analysis Conference, 16 horas, Rio de Janeiro, 2011.
Curso de @Risk, Palisades, 40 horas, Rio de Janeiro, 2011.
Avaliação de Risco de Seguradoras, BNDES / Instituto de Atuaria da PUC/RJ, 160 horas, Rio de Janeiro, 2011.
Curso Introdutório em Gestão de Projetos, Compass Business School, 8 horas, Rio de Janeiro, 2011.
Programa de Capacitação para Analistas do Banco Central do Brasil, Fundação Cesgranrio, 120 horas, Brasília, 2010.
Formação em Gerenciamento de Projetos - Teoria e Prática PMBOK, Projectlab, 48 horas, Rio de Janeiro, 2009.
ExpoManagement, HSM Management, São Paulo, 2008.
ExpoManagement, HSM Management, São Paulo, 2007.
Forum Mundial de Inovação, HSM Management, São Paulo, 2007.
Treinamento na Lei Sarbanes-Oxley, Embratel / Prominence Consulting, 40 horas, Rio de Janeiro, 2005.
Extensão em Logística da Informação, IAG/PUC-Rio / Embratel, 204 horas, Rio de Janeiro, 2005.
Trabalho de conclusão: Gestão de Processos de Cobrança como fator de alavancagem dos resultados da Embratel.
Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos. IBMEC-RJ, 18 horas, Rio de Janeiro, 2005
Engenharia de Processos de Negócios e Ferramentas de Modelagem; COPPE / Embratel, 40 horas, Rio de Janeiro, 2004.
Apresentações eficazes, Avançare / Embratel, Rio de Janeiro, 2004.
Negociação; Fundação Getúlio Vargas; 30 horas, Rio de Janeiro; 2003.
Desenvolvimento Gerencial; Fundação Getúlio Vargas; 20 horas, Rio de Janeiro, 2001.
Curso Webdesign: HTML, Flash, Fireworks, Dreamweaver; 60 horas, Desk Graphic, Rio de Janeiro, 2001.
Hedge com Derivativos; Forex Brasileiro; Rio de Janeiro; 1999.
Painel Técnico: Investimentos Brasileiros nos Estados Unidos e em Paraísos Fiscais (Offshores); Gaia, Silva, Rolim & Associados; Rio de Janeiro; 1999.
Sistemas Worldlink, Pooling / Zero Balance e USD Payments; Citibank; São Paulo; 1999.

Associações e Certiticações
ANPAD - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - Divisão de Finanças
EIBA - European International Business Academy
PMI - Project Management Institute - Rio de Janeiro Chapter - Project Management Professional (PMP)
Scrum Alliance - Certified Scrum Product Owner (CSPO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PMP, Doutor e Mestre em Administração pela PUC/RJ, Mestre em Administração Pública pela Columbia University-NY, MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ, pós-graduado em Auditoria Fiscal e Tributária pela UGF e em Docência do Ensino Superior pela UCAM-RJ, graduado em Administração pela UFRGS e em Direito pela Universidade Estácio de Sá - RJ. Trabalho há mais de vinte e cinco anos na área financeira, em empresas como IBM Brasil, TV Globo, Embratel, Sistema Globo de Rádio e Concremat. Atualmente trabalho no BNDES.

Seguidores